02 outubro 2007

II Concurso de Cerveja em Panela da Confraria da Cerveja Bierkeller

O final de semana foi o "oficial" para os concursos de cervejas caseiras. Do dia 26, em Porto Alegre, aconteceu o II Concurso de Cerveja em Panela da Confraria da Cerveja Bierkeller. Como não pude prestigiar o evento, pedi ao Eduardo Boger que me enviasse a cobertura.

Já existe um movimento entre as AcervAs Carioca e Paulista, Confraria Bierkeller e a futura associação mineira, afim de estabelecer um calendário para 2008, e assim permitir a presença do maior número de cervejeiros nestes eventos.
Parabéns aos organizadores, participantes e aos vencedores!

II Concurso de Cerveja em Panela da Confraria da Cerveja Bierkeller
Texto e fotos: Eduardo Boger


Os jurados, Michel Kerbs Yepez ( Coruja Cerveja Viva), Gustavo Dal Ri ( Cervejas Schmitt) e Carlos Bolzan ( DaDo Bier).
O II Concurso de Cerveja em Panela da Confraria da Cerveja Bierkeller, agremiação de 24 associados pertencentes à SOGIPA ( clube em Porto Alegre) criada com o intuito de promover a cultura da cerveja e coordenada pelo Sr. João Carlos Kerber Neto, ocorreu na noite de em 26.09.2007.
A Confraria reúne-se duas vezes ao mês e fabrica no próprio local a cerveja que consome. Neste segundo certame, que ocorre exatamente um ano após o primeiro, a proposta era que grupos organizados de cervejeiros produzissem na própria SOGIPA, com os mesmos recursos ( equipamentos e insumos). A cerveja deveria ser produzida dentro dos critérios da lei da pureza da Baviera de 1516, utilizando-se 100% de malte pilsen, lúpulos de livre escolha e fermentos secos de alta fermentação disponíveis no mercado nacional. Os concorrentes apresentaram 5 garrafas de litro e 30 litros da sua cerveja em barril, a fim de que as cervejas em julgamento também fossem apreciadas por todos os cerca de 80 presentes ao evento.
O confrade Eduardo Boger colaborou auxiliando o juri composto por 3 mestres cervejeiros: Carlos Bolzan ( DaDo Bier), Gustavo Dal Ri ( Cervejas Schmitt) e Michel Kerbs Yepez ( Coruja Cerveja Viva). Eles atribuíram valor não numérico a 5 quesitos referentes às cervejas ( aroma, aparência, sabor, gosto e impressão geral), seguindo pesos determinados de acordo com os critérios americanos da BJCP, onde as cervejas deveriam somar pontuação de 0-50.
Os vencedores foram da cerveja número 2:
Denis Avila da Silva,Carlos V Augustin, Gilberto Girardi, Robert Kienzle, Patrick Stephanou.

Nenhum comentário: