24 agosto 2011

Berlin e a Berliner Weisse


Desde que comecei a estudar cervejas sempre tive curiosidade em provar este estilo. As Berliner Weisse são cervejas de trigo, mas que diferentemente das weissbier normais, passam também por fermentação com culturas de lactobacilos. Apresenta notas ácidas, levemente azedas e cítricas. Napoleão Bonaparte chegou a classificá-la como “a Champgne do Norte”, devido a suas notas bastante refrescantes. A comparação com as lambic é inevitável, porém as Berliner Weisse são bem mais suaves em acidez e azedo. Para se enquadrar dentro da Lei de Pureza que rege as produções cervejeiras alemãs, este estilo não leva adição de frutas na fermentação, mas normalmente é servida com um xarope açucarado nos sabores framboesa ou “Woodruff”, uma erva típica da região, alem de misturada na cerveja pilsen.
Escolhi o restaurante Mommseneck , que fica ao lado da Potsdamer Platz , e possui uma carta de cervejas de 100 rótulos do mundo todo, para provar minha primeira Berliner Weisse.
Provei sem nenhum xarope e com o xarope de Woodruff. Sozinha ela é uma cerveja bem interessante, com aroma bastante animal, lembrando couro. No paladar é bastante refrescante, com notas ácidas, leve azedo, cítrico e baixo amargor. O xarope traz a ela um toque herbal, porém o adocicado se destaca demais. Detalhe: elas são servidas com canudo!
Resultado: Gostei!

Nenhum comentário: