12 janeiro 2016

Novo Brazil Brewing CO.


Aproveitei umas pequenas férias de final de ano na Califórnia para conhecer a Novo Brazil, cervejaria com sócios brasileiros que inaugurou no ano passado nos Estados Unidos. Na sociedade figuram Miguel e Ustane Carneiro – que foram sócios da cervejaria Wäls-, Volmir Gava, da Egisa – produtora de equipamentos para produção de cerveja e Morise Gusmão, brasileiro que mora em San Diego e é o responsável pela administração da empresa.

A cervejaria está instalada em um amplo galpão em uma região comercial na cidade de Chula Vista, que fica bem próxima à fronteira com o México. Da pequena porta de entrada chamam a atenção os barris de madeira para envelhecimento de cerveja e as saudações de boas vindas em português, espanhol e inglês. Antes de conhecer a fábrica, me dirigi ao bonito Tasting Room, onde pedi um “voo” cervejeiro com quatro pequenas amostras, para me decidir qual rumo tomar. Me surpreendeu a ótima Chula Pils, a boa Otay IPA, além de Novo Brazil Quadrupel e Corvo Negro (Russian Imperial Stout), as duas últimas remetendo claramente às quadruple e Petroleum da Wäls. Aliás, o DNA da Wäls está bem evidente no negócio, o que não deixa de ser uma boa referência!

Boas opções nas torneiras
Mais um pint de Otay IPA e era hora de passar para as cervejas envelhecidas em madeira. Posso dizer que a Corvo Negro maturada em barris de Bourbon é uma das melhores do estilo que já degustei. Chama a atenção também a Pacific Beach, uma Farmhouse Ale com abacaxi, café, amêndoas, limão e semente de coentro e a Cookie Muncher – interessante Imperial Brown Ale.

Fiz uma breve visita à fábrica (confesso que após anos estudando cerveja, me interessa mais o que está no copo do que instalações fabris) e pude conferir que todo o maquinário é nacional, sendo tanques e cozinha da Egisa, por razões óbvias.

Durante o período em que fiquei por lá, tive a oportunidade de conversar com dois clientes americanos da cervejaria. Ambos elogiaram bastante as cervejas e a novidade de poder encontrar bons rótulos perto de casa. E eu também só tenho elogios. Certamente ainda se ouvirá falar muito da Novo Brazil, uma cervejaria nova, mas que traz muita bagagem dentre a sociedade. Saúde!



Fábrica por dois ângulos

Fazendo pose nos tanques de fermentação!
Tasting Room que dá vista para fábrica
 
Fachada

Um comentário:

Fernanda disse...

Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns.
Fernanda Casada de São paulo Jornalista